terça-feira, 15 de outubro de 2013

Três detentos terminam mortos durante uma tentativa de fuga no Presidío Estadual de Parnamirim

Data: 14 outubro 2013 - Hora: 15:24 - Por: Alessandra Bernardo
Henrique Eduardo está foragido. Foto: Cedida
Henrique Eduardo está foragido. Foto: Cedida
Uma tentativa de fuga no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) terminou com três mortos, dois feridos e recapturados e um preso foragido, ontem à noite. A ação foi percebida pelos agentes que estavam na guarda da unidade, que efetuaram disparos de contenção para evitar que outros detentos conseguissem escapar. Todos são acusados de assalto a mão armada e homicídios.
Conforme o diretor do PEP, Robson Gomes, é possível que os detentos estivessem com um apoio do lado externo da unidade, pois momentos antes da tentativa de fuga, os guardas e ele próprio perceberam a presença de dois homens em um veículo Fiat Palio escuro circulando pela área, que é isolada e cercada pela mata nativa.
“Eu vi esse carro quando estava vindo para o presídio, por volta das 23h e achei muito estranho, porque é um local isolado e só passa por aqui quem vem em direção à unidade. No momento, dois homens vestidos de macacões azuis estavam do lado de fora do carro falando ao celular. Depois, eu e os guardas vimos novamente o mesmo carro. Desta vez, eles passaram em frente ao presídio, mas retornaram. Logo depois, aconteceu a tentativa de fuga”, explicou Robson.
Dos seis presos que tomaram a iniciativa, apenas um conseguiu fugir. Ele foi identificado como Henrique Eduardo de Oliveira e estava preso acusado de ter cometido diversos assaltos a mão armada e homicídios no Estado. Além dele, outros cinco apenados do PEP conseguiram acesso a sala de triagem e escaparam após quebrarem uma parte do pergolado existente no local, por onde tiveram acesso ao telhado e, de lá, ao muro que cerca o presídio.
“Eles estavam no seguro, como chamamos o local por onde eles tentaram fugir, porque haviam tido desentendimento com outros presos dos dois pavilhões existentes na unidade e corriam risco até de morte. Infelizmente, tentaram escapar e aconteceu isso”, disse Robson.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, os dois presos que ficaram feridos sofreram apenas escoriações leves, provocadas pelas cercas de arame farpado e obstáculos existentes entre a área externa do PEP e a mata, onde eles foram detidos pelos agentes penitenciários e policiais militares que atenderam a ocorrência. “A tentativa de fuga aconteceu por volta das 23h30, quando esses seis apenados tentaram fugir da unidade e apenas um conseguiu, de fato. Mas, os policiais militares estão em diligências por toda a região e só vão parar quando encontrá-lo e reconduzi-lo para o presídio. Sabemos que é uma pessoa condenada por assaltos e homicídios, ou seja, bastante perigoso para a sociedade”, explicou.
Os recapturados são Edson Soares de Lima, que foi baleado e está internado em estado regular no Hospital Walfredo Gurgel e Carlos André da Silva. Já os apenados mortos foram identificados como Aldecir de Oliveira Gabriel; Liérgyo Dantas da Silva Costa e José Ranilson da Silva Aires.  Segundo Robson Gomes, dois deles caíram mortos no matagal que cerca a unidade, já o terceiro ficou preso pelas roupas nas cercas de arame farpado.
A morte dos três apenados do PEP, que respondiam por assaltos a mão armada e homicídios, será apurada pela secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que abrirá sindicância interna para apurar a responsabilidade pelo caso. Já os recapturados devem sofrer sanção administrativa. A Polícia Militar continua as buscas pelo foragido.

Liégio Dantas, José Ranilson e Aldecir de Oliveira morreram na tentativa de fuga. Fotos: Cedidas
Liégio Dantas, José Ranilson e Aldecir de Oliveira morreram na tentativa de fuga. Fotos: Cedidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário