terça-feira, 15 de outubro de 2013

Protestos em cidade italiana para impedir funeral de criminoso nazista

AFP
Imprimir


Gerard Julien/AFP
Erich Priebke
Erich Priebke, condenado à prisão perpétua, morreu aos 100 anos, na sexta (11)

ROMA - As autoridades e os moradores do município de Albano Laziale, próximo à Roma, se mobilizaram nesta terça-feira (15) para impedir o funeral do criminoso nazista alemão Erich Priebke. "Está sendo criado um problema de ordem pública. Nossa cidade combateu o fascismo, estamos desconcertados. Impediremos seu funeral", afirmou um porta-voz do prefeito, Nicola Marini.
 
O prefeito de Albano Laziale assinou um decreto que impede a passagem, por essa localidade, do corpo do ex-capitão da SS, falecido na sexta-feira (11) aos 100 anos. Ele foi condenado na Itália, em 1998, à prisão perpétua por sua participação na matança de 335 civis italianos, em março de 1944, no episódio conhecido como massacre das Fossas Ardeatinas.
 
A tensão crescia na localidade devido à chegada iminente de militantes de extrema direita pró-nazistas para participar da cerimônia, indicou a imprensa local. Priebke deverá ser velado no convento Instituto Pio X, sede na Itália dos integrantes do movimento lefebvrista, que aceitaram celebrar a cerimônia fúnebre. A Fraternidade de São Pio X foi fundada em 1970 em Econe (Suíça) pelo monsenhor Marcel Lefebvre, que foi excomungado em 1988 pelo papa João Paulo II, junto com os demais membros do movimento, vários dos quais negam a existência do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.
 
O corpo do criminoso nazista, que estava no Instituto Médico Legal de Roma esperando que alguém aceitasse realizar seu funeral, partiu durante a tarde com destino a Albano Laziale, 25 km a sudeste da capital, segundo a rede de televisão SkyTG24.
 
Depois de morto, Priebke, que viveu tranquilamente por 40 anos na Argentina, continua provocando controvérsia devido à rejeição de Vaticano, Argentina, Alemanha e da prefeitura de Roma em celebrar seu funeral. Segundo o jornal La Repubblica, os lefebvristas autorizaram o funeral, já que não respeitam as disposições do Vaticano desde que foram excomungados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário